Buscar
  • Henrique Yamamura

O que fazer quando a mãe não produz leite?

No início da amamentação, algumas mulheres se questionam se o bebê está recebendo a quantidade necessária de leite. Observe se ele não está ganhando peso ou se não suja fraldas com frequência, pois pode significar que ele não esteja ingerindo leite suficiente. Isso pode acontecer se o bebê não estiver com a pega correta ou, em casos mais raros, se sua produção de leite estiver baixa.

É bom saber que há formas de aumentar a produção de leite. Estas ideias podem ajudar: ⠀ 1. Amamente após o parto assim que possível. Não espere muito tempo após o parto para começar a amamentar, e o ideal é começar em, aproximadamente, uma hora, indiferente do tipo de parto. ⠀ 2. Amamente com frequência. O bebê provavelmente vai querer mamar de oito a 12 vezes por dia. As mamadas frequentes e a retirada com bombinha entre as mamadas podem estimular seus seios a produzirem mais leite. ⠀ 3. Verifique se a pegada da boca do bebê está correta. É importante que o bebê faça a pega correta e engula enquanto mama. Se estiver em dúvidas, um(a) consultor(a) de amamentação ou seu médico poderá confirmar se a pega está correta e se o bebê está ingerindo o leite. ⠀ 4. Amamente em ambos os seios. Lembre-se de alternar o seio nas mamadas. Ambos precisam ser estimulados para produzir mais leite. ⠀ 5. Não pule mamadas, pois o ideal é ter uma rotina de amamentação. Se estiver voltando a trabalhar enquanto ainda amamenta, tente esgotar o leite a fim de manter uma frequência de esvaziar as mamas. ⠀ 6. Use uma bombinha regularmente. Quanto mais você puder retirar leite, mais seu peito produzirá. Bombear as mamas após as mamadas estimula a produzir mais leite ou, se estiver trabalhando, tente bombear por 15 a 30 minutos a cada três horas, na ausência do bebê. ⠀ 7. Fale com seu médico sobre medicamentos. Alguns medicamentos podem aumentar ou diminuir a produção de leite. Discuta suas opções de medicamentos com seu médico, pois pode haver soluções adequadas para o período de amamentação. ⠀ 8. Beba água. Beber muita água e chás é essencial para manter a produção de leite. Alguns alimentos também podem ajudar. ⠀ 9. Repouso é importante. Sempre que possível descanse ou durma, pois, durante o repouso, o organismo produz o hormônio da prolactina - que repõe o leite nas mamas. ⠀ Portanto, não se preocupe!

Mesmo se sentir que sua produção está baixa, há maneiras de aumentá-la. Siga nossas dicas, fale com seu médico ou uma consultora de amamentação e garanta a alimentação adequada para o bebê. ⠀ Enf. Denise Dapper Consultora de Aleitamento Materno da Neobaby Fone: (41) 99129-7926



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo