Buscar
  • marketing40445

Gravidez psicológica: o que é, sintomas e como lidar

A gravidez psicológica, também chamada de pseudociese, é um problema emocional que acontece quando os sintomas de gravidez estão presentes, mas não existe feto se desenvolvendo no útero da mulher, o que pode ser confirmado nos testes de gravidez e no ultrassom. Este problema afeta principalmente mulheres que desejam muito engravidar ou aquelas que têm um grande receio de engravidar, como acontece durante a adolescência, por exemplo.


Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos de uma gravidez normal, apesar de não haver bebê sendo formado, tais como: enjoos, sonolência, desejos alimentares, ausência ou atraso da menstruação, crescimento da barriga e das mamas, sensação de sentir o feto se mexer e produção de leite materno.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As principais estrategias para lidar com a gravidez psicológica incluem:

1. Terapia com o psicólogo

2. Controlar a ansiedade e desejo de engravidar

3. Tratar a infertilidade e a menopausa precoce

4. Resolver os problemas conjugais

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais para regularizar a menstruação, mas também é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento desse problema. Além disso, nos casos mais graves pode ser necessário fazer exames para saber se existem problemas hormonais, podendo ser necessário iniciar terapia com hormônios que deve ser indicada e acompanhada pelo ginecologista.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Diretor Técnico Médico

Dr. Antônio Roxo Neto

CRM/PR 8.901

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

fonte: tuasaude.com.br


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo