Buscar
  • jessicamylla

Entenda a importância da pega correta do bebê na amamentação

Na Maternidade Brígida, mamães e bebês recém-nascidos são acompanhados para que tenham a melhor experiência possível, da gestação ao pós-parto. Isso inclui também indicar as melhores práticas para amamentação, um momento essencial para as novas vidas. A pega correta – como o bebê abocanha a mama – é essencial para uma amamentação bem-sucedida. A maioria das mulheres é capaz de amamentar seus filhos, apesar de ser comum acontecerem algumas dificuldades no início da lactação. Porém contando com o apoio profissional e familiar neste momento tão especial para as mães é possível de superar qualquer dificuldade.


Possíveis problemas


Se a pega do bebê estiver errada, ele não conseguirá extrair de maneira eficiente o leite materno podendo acarretar problemas como:


  • Dor ao amamentar, trauma/fissura nos mamilos, ingurgitamento e até mastite;

  • Diminuição da produção do leite;

  • Baixo ganho de peso do bebê;

  • Bebê irritado e que mama mais frequentemente.

Orientações para amamentar


Para iniciar, é importante o bom posicionamento da mãe e do bebê durante a amamentação. Há diferentes posições. A melhor é aquela em que mãe e bebê estejam confortáveis. O importante é que o corpo e a cabeça do bebê estejam alinhados, de modo que a criança não necessite virar a cabeça para pegar a mama; Antes de iniciar a pega, a mãe deve apalpar a aréola. Se esta estiver dura, ela deve extrair um pouco de leite para facilitar a pega do bebê. Caso a mulher tenha mamas muito volumosas, pode pressionar a mesma contra o tronco, segurando-a e erguendo-a com a mão oposta (mão esquerda na mama direita ou vice-versa), colocando os quatro dedos juntos por baixo da mama e o polegar acima da aréola da mama, em um formato de “C”. As características de uma pega ideal são as seguintes: 1. Queixo do bebê encostado na mama 2. Lábios do bebê virados para fora 3. Bochechas arredondadas: não pode apresentar covinhas ou fazer barulhos (estalos) 4. É possível ver e ouvir a deglutição 5. Ao terminar a amamentação, os mamilos devem estar íntegros e arredondados (não achatados).

Fontes: Amare Pediatria


A importância da pega correta do bebe na amamentação



29 visualizações0 comentário