Buscar
  • marketing40445

É verdade que os sintomas da segunda gestação são diferentes da primeira?

Os sintomas que aparecem na primeira gestação podem não acontecer na segunda e vice-versa. No entanto, alguns acontecimentos tendem a ser diferentes quando a grávida espera o segundo filho – e isto vale para a maioria das mulheres. Na segunda gravidez, por exemplo, a barriga ‘aparece’ antes. Porque é como se os músculos estivessem mais relaxados e adaptados para receberem o aumento do volume uterino.


Mais uma diferença diz respeito aos movimentos fetais. Depois da primeira gravidez, a mulher costuma sentir o bebê se mexendo antes, provavelmente por já conhecer a sensação.

Além disso, a gestante pode notar mais varizes em sua pele na segunda vivência. Isso porque no processo da gravidez há uma vasodilatação que, após o nascimento do bebê, volta a ser como antes (mas não completamente). Portanto, da próxima vez, há uma tendência que os vasos dilatem mais rapidamente, gerando as varizes – sem contar que neste meio tempo a mulher já envelheceu um pouco, o que também contribui.

Alguns problemas associados à gestação podem sim aparecer novamente em uma gravidez futura, como é o caso da pré-eclâmpsia e da diabetes gestacional. Outra coisa que é importante ressaltar é a chance de que o segundo bebê nasça prematuro depois que isto aconteceu com o primeiro, é clinicamente maior.

Diretor Técnico Médico

Dr. Antônio Roxo Neto

CRM/PR 8.901

fonte: bebe.abril.com.br

49 visualizações0 comentário