DÚVIDAS FREQUENTES

Como faço para visitar o Santa Brígida?


As visitas são liberadas para qualquer pessoa que deseja conhecer as instalações do Hospital e Maternidade Santa Brígida. Porém, todas as visitas precisam ser agendadas antecipadamente pelo e-mail comercial@hmsantabrigida.com.br ou pelo telefone (41) 3017 2169 – Das 11:30h às 13:00h e 14:00 às 17:00h (Segunda a Sexta).




Quais são os horários de visita?


Para garantir a segurança e preservação da saúde da mulher, todas as visitas no Hospital e Maternidade Santa Brígida são controladas e organizadas de acordo com as condições de cada paciente.




Quais documentos devem ser apresentados na chegada ao Hospital?


Para evitar transtornos ou atrasos na internação, é indispensável a apresentação dos seguintes documentos: • Carteira de Identidade (RG); • Cadastro de Pessoa Física (CPF); • Carteirinha do Plano de Saúde ou Convênio (Se houver); • Guia Liberada do Convênio (Em casos não-emergenciais); • Comprovante de Residência.




Como funciona o pagamento dos atendimentos?


Todos os serviços e tratamentos realizados no Hospital e Maternidade Santa Brígida devem ser quitados, exclusivamente, na Tesouraria do Hospital. Lembrando que o Hospital e Maternidade Santa Brígida não faz nenhum tipo de cobrança no quarto ou por telefone. Não estão inclusos na cobrança do hospital custos com o estacionamento e alimentação de acompanhantes.




Quais os valores das acomodações?


Para informações sobre valores e condições de contratação de serviços, pedimos que entre em contato com o nosso Departamento Comercial (de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h) ou com a nossa Tesouraria (de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h).




O que a mamãe deve levar para a Maternidade?


Confira tudo que você precisa levar para a esse dia tão especial na página Enxoval da Maternidade.




O que é (e como tratar) a Icterícia


A Icterícia é uma disfunção sanguínea comum em recém nascidos, causando uma mudança visível na coloração dos olhos e da pele do bebê. Por ser facilmente detectável e não trazer nenhum risco grave ao recém-nascido, a Icterícia pode ser revertida rapidamente através do “banho de luz”, tecnicamente conhecido como Fototerapia. Contudo, o diagnóstico por um médico especializado é fundamental, uma vez que se não houver acompanhamento, existe o perigo de a criança ter complicações.




O que é a Escala APGAR?


A Escala (ou Índice) de APGAR é um critério baseado em notas, utilizado para avaliar a vitalidade do bebê nos primeiros momentos após o parto. Ele consiste na avaliação de cinco itens, aos quais se atribuem pontos no primeiro e quinto minutos de vida. • Frequência Cardíaca; • Respiração; • Tônus Muscular; • Cor; • Irritabilidade Reflexa ao Cateter Nasal. Os pontos variam, cada um deles, de 0 a 2. Da soma dos pontos de cada parâmetro obtém-se a nota do bebê, que será, portanto, entre 0 e 10. Esses dados permitem a um pediatra que não assistiu ao parto ter noção de como estava o bebê pouco depois do nascimento, suas condições respiratórias, circulatórias e neurológicas. Além disso, o neonatologista faz um primeiro exame clínico na sala de parto. Após este exame, faz-se a identificação do recém-nascido, por meio de pulseiras colocadas no bebê e na mãe, ainda na sala de parto. A criança é então encaminhada ao berçário para um período de observação.




O que é o Teste da Orelhinha?


O Exame de Emissões Otoacústicas (Teste da Orelhinha) é realizado por fonoaudiólogas durante o sono natural do bebê, sem incomodá-lo. Ele é recomendado para todos os bebês e deve ser feito o quanto antes, pois é imprescindível para detectar problemas auditivos e iniciar tratamento precocemente. Por isso o Hospital e Maternidade Santa Brígida realiza esta triagem auditiva. Ela é universal, realizada em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar cumprindo assim a Lei Federal 12.303 (09/2010). Além disso, o Teste da Orelhinha é seguro, rápido e feito durante a internação.




Como alimentar o bebê nos primeiros meses?


Até 6 Meses: Alimentar o bebê exclusivamente com leite materno; 6 Meses: Introduzir a primeira papa salgada na dieta do bebê. O jantar também pode ser introduzido 15 dias após a primeira papa. Recomenda-se também oferecer gema de ovo (cozida) desde o início da nova alimentação; 9 Meses: Nesta idade já é possível começar a variar o cardápio da criança, com clara de ovo, peixes, carne de frango e fígado de vaca.




Quais são as vacinas oferecidas pelo Santa Brígida?


Além de todo o carinho e atenção, o Hospital e Maternidade Santa Brígida também oferece nas primeiras horas de vida do seu bebê a vacina contra Hepatite B. Para pacientes portadoras do vírus da Hepatite B, a dose da vacina Imunoglobulina é disponibilizada pela Central de Vacinas da SMS. Sempre com muito conforto, tecnologia, e claro, segurança.




Como deve ser feita a amamentação?


Amamentar é muito mais que alimentar o bebê fisicamente. A amamentação da criança é uma poderosa fonte de proteção imunológica e de comunicação afetiva entre mãe e filho(a) através do aconchego, do contato físico, do calor materno e da troca de olhares entre ambos, fatores indispensáveis para um crescimento emocional saudável da criança. Por isso, na hora de amamentar, é importante que a mamãe tenha os seguintes cuidados: • Escolha um ambiente tranquilo; • Lave bem as mãos, antes e após as mamadas; • Mantenha-se em uma posição confortável, apoiando as costas e o braço para dar mais segurança e apoio ao bebê; • Utilize roupas confortáveis e com abertura na frente que facilite a exposição da mama e o contato pele a pele com o bebê; • Para que ocorra a produção e a liberação do leite através das ações hormonais é indispensável que haja estímulos através da sucção eficiente do bebê, tranqüilidade e segurança materna; • Sempre lembrar que o bebê é levado até o seio e não o seio até o bebê; • Lave os mamilos apenas com água morna/fria durante o banho diário. • Após a amamentação, extraia o colostro ou leite e passar nos mamilos e então deixe secar naturalmente, pois este serve como hidratante e cicatrizante natural. Também é importante estar atento à pega correta, uma vez que o bebê precisa abocanhar toda a aréola (região onde se localizam os lactíferos que armazenam o leite materno) do seio para extrair todo o leite, além de estimular a “descida” do leite e evitar fissuras na pele.





Rua Guilherme Pugsley, 1705 - Água Verde, Curitiba - PR, CEP: 80620-000

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram

O espaço em frente à entrada do hospital serve apenas como embarque e desembarque. 

 

Como opção, é possível usar o estacionamento terceirizado ParkShow, com acesso pela

Rua Santa Catarina, 200.

2020 © Hospital e Maternidade Santa Brígida - Todos os direitos reservados.